Reptilia Squad Multiplayer


Desde 2012 estive trabalhando em Reptilia Squad Multiplayer.

Depois que registrei o GDD (acrônimo de Game Design Document), aperfeiçoei o material em todos os aspectos, inclusive na mecânica de jogo.

O aspecto mais brutal do jogo está nas manobras de Weapon Break.

De onde surgiram as manobras de Weapon Break? 

A resposta remete aos filmes chanbara e seriados tokusatsu. 

Em não raros seriados tokusatsu, assim como em não raros filmes chanbara, as personagens têm suas armas brancas visivelmente danificadas (ou completamente destruídas) por armas brancas maiores, melhores e mais possantes. 

A melhor forma de mostrar quão poderoso é o vilão, ao invés de “apenas” surrar os heróis ou até quase matá-los, está em devastá-los moralmente. 

É o que acontece quando as armas do herói são todas destruídas pelo vilão. 

O herói é figuradamente castrado, sendo compelido a lidar com danos psicológicos ainda piores que os danos físicos. 

Quebrar a(s) espada(s) de seu portador legítimo é, com toda a certeza, uma das maiores humilhações que se pode infligir. 

Jiban inutiliza os sabres de Chanbaranoid
Jiraiya inutiliza o katana de Igyonin Beni Tokage

Red Mask inutiliza a Grande Espada Subterrânea
Uma das melhores cenas de Kill Bill


No contexto dos games, assim como nos quadrinhos e na literatura clássica, não faltam exemplos marcantes.




Em “Captain Commando” (1991), os “samurais” Musashi possuem armas brancas quebráveis – em absoluta oposição aos protagonistas. 

Criados por manipulação genética e condicionamento mental, os Musashi são “samurais” que servem a Scumocide – também chamado Genocide. 

A despeito de não serem mais resistentes que os protagonistas do jogo, os Musashi são capazes de causar dano significativo, sem mencionar que possuem melhor defesa – em contraste com os demais lacaios de Scumocide. Inexplicavelmente, seus sabres  têm as lâminas quebradas conforme eles sofrem determinado dano, possivelmente porque os autores e/ou  os designers não têm muito apreço pela figura do samurai.

De volta às manobras de Weapon Break, a mecânica surgiu mediante pesquisa com as regras de GURPS, adaptadas para o Sistema Daemon em “Reptilia Squad RPG”.

Tudo o que aproveitei de “Red Steel” se limita à dinâmica dos duelos de sabre. 




Scott Monroe pode danificar os sabres dos inimigos (chefes incluídos), assim como pode ter seu próprio sabre danificado. 

Certas manobras causam mais dano às armas brancas quebráveis. 


Ao inutilizar a(s) arma(s) branca(s) do(s) inimigo(s), o protagonista o(s) derrota instantaneamente, e vice-versa. 



“Tenchu: Shadow Assassins” é essencialmente similar neste quesito, exceto pelas regras que favorecem o antagonista. 

O jogo assume uma visão em primeira pessoa e leva a um esquema de “turnos”. O inimigo começa atacando, e o jogador se defende de golpe após golpe; se o golpe não é defletido em ângulo correto (ainda que eficientemente), o sabre do protagonista tem a lâmina danificada, podendo ser inutilizada ao perder todos os "Pontos de Vida". 

Em sendo atingido ou tendo o sabre inutilizado, em todo caso, o ninja é derrotado automaticamente. 

Em contrapartida, os inimigos (não somente os chefes) resistem a golpes e mais golpes, sem mencionar que seus sabres são todos INQUEBRÁVEIS. 

A questão das armas brancas quebráveis não é novidade no universo dos games: muito antes de existirem games 3D, certos jogos 2D já apresentavam tais possibilidades. 

No contexto de “Reptilia Squad”, inclusive, o conceito das armas brancas quebráveis foi aplicado com regras condizentes. 

Minha avacalhação ao jogo “Tenchu: Shadow Assassins” levou o conceito das armas brancas quebráveis às últimas conseqüências. 

Por conseguinte, o dragão de Komodo albino possui um (infindável) baralho de cartas marcadas. 

O lagarto gigante pode quebrar as armas brancas de sua(s) vítima(s) e, mediante disputa de forças, desferir fatalities mais sanguinolentos que de qualquer “Mortal Kombat”.

No contexto de “Reptilia Squad RPG”, manobras de weapon break descrevem ataques intencionados a destruir as armas brancas dos oponentes. 

Armas brancas quebráveis possuem Durabilidade igual a cinco vezes o dano básico. 

Por exemplo, um katana causa dano de 12 pontos, e (por conseguinte) possui Durabilidade igual a 60. Armas brancas quebráveis podem ser danificadas por armas com dano básico igual ou maior. Em se tratando de armas brancas com dano básico equivalente, a única forma de desferir weapon break exige que se desfira um counter-hit, mais especificamente um contragolpe (desferido mediante ataque de oportunidade). 

O dano decorrente de um counter-hit é igual a cinco vezes a diferença de dano. 

Caso as armas brancas em questão causem dano equivalente, o dano decorrente do contragolpe é igual a (5x modificador de qualidade)/2. 

Normalmente, o dano de decorrente um weapon break é calculado pela diferença de dano básico. Tal diferença é multiplicada pelo número de acertos consecutivos; em todo caso, o dano máximo de um Weapon Break corresponde ao quádruplo do dano básico. 

Conforme o dano decorrente da manobra excede a Durabilidade, este valor é somado à disputa de força contra constituição da vítima, desferindo-se o golpe fatal conforme a intensidade da manobra. 

Por exemplo, Lênin está equipado com sabre dotanuki (dano básico igual a 20) enquanto o inimigo utiliza um terçado (dano básico igual a 8). 

A cada golpe desferido pelo dragão de Komodo albino, a “barra de power” é preenchida de acordo com a diferença (20-8=12); ao desferir cinco golpes consecutivos, o lagarto gigante atinge 60 de intensidade no medidor, e o golpe subseqüente estilhaça a lâmina do terçado. 

Como a arma branca do inimigo possuía 40 pontos de Durabilidade, o dano da manobra de weapon break (60+12) foi mais que suficiente para despedaçar-lhe a lâmina.

E as finalizações?

As vítimas são mortas de acordo com a intensidade dos ataques.

Shin Kozure Okami
As sagas Kozure Okami e Shin Koure Okami influenciaram muito do projeto, como se observa em muitos corpos decapitados ou retalhados de qualquer outra forma, sem mencionar toda a carnificina dos filmes com Tomisaburō Wakayama (1929-1992).

Engolidor de espada

Quanto as referências de anime, Yu Yu Hakusho (abaixo) influenciou Lênin em quase todos os seus golpes fatais, muitos quais pavimentam as ruas com os pedaços dos corpos.

Bui explode Kirenja

Em outros posts explicarei mais sobre a estrutura do jogo.

Comentários

Postagens mais visitadas