Reptilia Squad Gaiden


Gaiden (literalmente transmissão exterior) é uma palavra da língua japonesa para "história paralela" ou "conto", utilizada para se referir a uma anedota ou uma biografia suplementar de uma pessoa. 

O uso do termo gaiden é normalmente utilizado em spin-off de obras literárias. 

Alguns gaiden são contados na perspectiva de um outro personagem, similar a um flashback.

"Reptilia Squad Gaiden" segue exatamente este conceito.



Trata-se de uma spin-off canônica da saga de Lênin.

A história no distrito de Bangunza (antiga cidade do Rio de Janeiro), antes dos episódios narrados pelos livros da saga.

O dragão de Komodo albino é incumbido de destruir a lâmina de Ouroboros. 

Trata-se de um sabre, mais especificamente um katana equivalente a um tachi, cujo tsuba ostenta o símbolo de Ouroboros. 



Tal arma foi forjada com sucata de um abatedouro de jacarés, e os fantasmas fazem visitas a Lênin em ocasiões cada vez mais freqüentes, por vezes com imagens perturbadoras de como haviam sido mortos.

O paradeiro da lâmina amaldiçoada é incerto, mas os fantasmas auxiliam na missão. Em todo caso, a tarefa não é das mais fáceis (talvez seja desnecessário dizer), pois o dragão de Komodo albino se depara com inimigos numerosos e, não obstante, armados até os trajes.

MacGuffin à parte, toda a trama funciona da mesma forma que um filme chanbara, acrescentando-se um denominador comum aos tokusatsu da era Showa (1926-1989).

Qual seria o denominador comum?

Conservação do Ninjutsu.

Basicamente, Lênin estraçalha centenas de inimigos sem dificuldade, e eles se tornam cada vez mais difíceis de derrotar conforme seu número diminui.

A eficiência dos inimigos é inversamente proporcional a seu número.

Para variar, o dragão de Komodo não está portando armas de fogo ou explosivos, uma vez que não deseja causar danos colaterais em seu próprio território. Conseqüentemente, o lagarto gigante utiliza projéteis de arremesso (shuriken) contra alvos distantes, enquanto seu sabre destrincha muitos outros inimigos nos embates corpo-a-corpo.



Afora o dotanuki (Drachenschwert), Lênin pode se valer de outras armas brancas durante o jogo, mais comumente nos sidequests e no modo Challenge of the Caimans (Desafio dos Jacarés), em que os fantasmas dos jacarés influenciam o gameplay.

Em alguns casos, para variar, o dragão de Komodo albino utiliza um martelo de guerra para explodir suas vítimas.





Como se observa nesta cena de "Captain Commando", Lênin estraçalha seus inimigos tal qual Sho (Ginzu) liquida muitos dos "samurais" Musashi, quando não faz voarem pedaços de corpos a longas distâncias.

Por vezes, o dragão de Komodo albino pode derrubar suas vítimas de grandes alturas, fazendo com que se acidentem miseravelmente.














Comentários

Postagens mais visitadas